O que é Coaching?

Coaching é uma metodologia, uma ferramenta, um misto entre arte e ciência, que promove o desempenho individual e coletivo, tornando o ser humano cada vez melhor, atingindo seus objetivos e resolvendo seus problemas. O coaching é considerado como um processo flexível, que pode ser aplicado às mais diversas áreas.

O coaching tem sua origem em 1850, quando o termo passou a ser atribuído aos professores de universidades com o significado de “tutor”. Esse tutor era responsável por ajudar os estudantes na preparação para os testes e exames. Ou seja, o coaching já significava “aquele que conduz uma pessoa ao lugar desejado”.

Mais tarde, por volta de 1950, o termo coach começou a ser utilizado para se referir à habilidade de gerenciamento de pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal, valorizando-se as competências individuais e as relacionando a um processo de melhoria e evolução contínua.

Nessa mesma época, a palavra coach também passou a representar aquele que era responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas. No esporte, essa técnica passou a ser utilizada por treinadores para conduzir esportistas de diversas modalidades a alcançar grandes resultados.

Atualmente, inúmeras organizações estão investindo em coaching para, com isso, desenvolver e qualificar os seus funcionários para que sejam alcançados resultados cada dia mais satisfatórios.

Coaching é uma metodologia relacionada a atingimento de metas, realização de objetivos e tomada de decisão. Coaching é uma metodologia relacionada a atingimento de metas, realização de objetivos e tomada de decisão. Vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo e já compõe cursos e programas de universidades como Harvard, Wharton, Insead e Columbia.

Todo processo de coaching começa com a identificação do Estado Atual, ou seja, como estão a vida e os resultados do cliente naquele momento. Em seguida, o cliente define seus objetivos, o que chamamos de Estado Desejado.

A partir daí, o coach ajuda o cliente a perceber os fatores impeditivos e facilitadores no seu caminho e a traçar as ações que o levarão do ponto inicial ao ponto desejado. Se o cliente apresenta, por exemplo, a demanda de restaurar a relação conjugal, o trabalho do coach é oferecer ferramentas e exercícios que contribuam com esse objetivo.

Fonte: Site Oficial da FEBRACIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *